Mais de 3 mil profissionais entram em licença especial


2.593 professores e 516 funcionários da rede estadual de educação estão entrando em licença especial a partir de hoje (21) até o dia 18 de junho. São servidores públicos do Paraná que completaram cinco anos de trabalho e tem direito a três meses de afastamento com vencimentos.

Estes servidores estão aproveitando o primeiro período de licenças, de um total de três ao longo do ano. A Secretaria da Educação reorganizou a concessão deste benefício para facilitar o planejamento das escolas, que precisam distribuir as aulas dos professores com antecedência e substituir os agentes educacionais.

“Em anos anteriores os servidores protocolavam a solicitação de licença para determinado período com até um mês de antecedência do início do benefício, e o deferimento saia dias antes do período pretendido e, em caso de indeferimento, sem opção de programar para um período posterior, dificultando o planejamento”, diz Graziele Andriola, chefe do Grupo de Recursos Humanos da Secretaria.

As aulas são distribuídas prioritariamente para os professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM), como aulas extraordinárias, ou para professores do Processo Seletivo Simplificado (PSS). “Esse planejamento garante que os servidores terão seus direitos respeitados sem prejuízo algum para os alunos da rede estadual”, afirma Maria Aparecida Gomes, coordenadora de Concessão de Benefícios do Grupo de Recursos Humanos Setorial da Secretaria.

LICENÇAS – Mais servidores terão suas licenças especiais concedidas ainda este ano, no período de 20 de junho a 17 de setembro e de 19 de setembro a 17 de dezembro. Todos os pedidos foram realizados no início de fevereiro.

A Licença Especial é um direito do servidor público de carreira no Paraná, de acordo com aLei 6.174/70, que estabelece o regime jurídico dos funcionários civis do Poder Executivo do Estado do Paraná.

Fonte: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5211&tit=Mais-de-3-mil-profissionais-entram-em-licenca-especial

Comentários