Assessoria de comunicação/Seed
Diretores e vice-diretores das
2.100 escolas da rede estadual de ensino participaram nesta quinta-feira (4) da
primeira reunião técnica para o processo de transição entre os antigos e novos
administradores escolares. O evento começou na quarta-feira (3) com o objetivo
de ambientar os novos diretores e auxiliares antes do início da posse, no dia
22.
A reunião aconteceu simultaneamente
nos 32 Núcleos Regionais de Educação. Os profissionais tiveram a oportunidade
de trocar experiências relacionadas à gestão escolar, principalmente sobre
recursos humanos e financeiros, além da área pedagógica.
“É um momento especial para que os
diretores sejam orientados sobre o período de transição e sobre ações e metas
para que o novo ano letivo aconteça com tranquilidade”, disse a secretária de
Estado da Educação, professora Ana Seres.
Os encontros servem também para que
os profissionais se preparem para a distribuição das aulas e para a semana
pedagógica, que acontecerá de 22 e 24 de fevereiro. “Precisamos orientar os
profissionais para esses momentos cruciais que marcam o início do ano escolar
pensando sempre em nossos estudantes, para que eles tenham ensino de
qualidade”, frisou a secretária.
Os mais de dois mil novos diretores
também receberam um documento orientador com as práticas administrativas e
pedagógicas relacionadas ao cotidiano escolar. Brenda Ferrari assume a direção
do Colégio Estadual Professora Irma Antônia Bortoletto Bianchini, no município
da Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo a diretora, o principal
desafio será fortalecer a qualidade pedagógica com uma proposta mais atrativa
para os estudantes. “Esse encontro é uma importante oportunidade para trocarmos
experiências e colocar as metas em prática”, contou Brenda.
Os novos diretores e vice-diretores
foram eleitos pelo voto comunitário direto e igualitário no fim do ano passado.
Após dois anos, o Conselho Escolar, composto por alunos, pais, professores e
funcionários avaliará o cumprimento das metas e da prestação de conta da
gestão.
“Esse novo formato fortalece a
participação da comunidade dentro da escola e com isso o gestor consegue cobrar
mais resultados e garantir uma educação de qualidade”, disse Marlene do Rocio
Ruske, diretora do Colégio Estadual Presidente Caetano Munhoz da Rocha, de Rio
Negro.
Esta notícia foi publicada em 04/02/16 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de
responsabilidade do autor.
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